Publicado em

Quando afiar a corrente da motosserra?

Quando afiar a corrente da motosserra?

Publicado originalmente em Blog STIHL Brasil por STIHL Team

A potência de corte de uma motosserra depende da qualidade e do desempenho do motor, mas principalmente da escolha e condição do conjunto de corte. Uma corrente afiada e bem conservada torna seu trabalho mais fácil. Ela garante uma vida útil mais longa de todo o conjunto de corte, que é composto por corrente, sabre e pinhão da corrente.

As correntes STIHL são fornecidas pela planta da STIHL na Suíça. Elas são produzidas em máquinas especiais, que são desenvolvidas e fabricadas pela própria STIHL. No entanto, mesmo a melhor corrente sofre desgaste e fica sem fio com o tempo. Se alguma das seguintes situações ocorrer, é hora de afiar a corrente:

  • a corrente não entra sozinha na madeira, ela deve ser forçada com pressão sobre a unidade motora para o corte
  • em vez de aparas grossas, a corrente gera somente serragem fina na fenda do corte
  • formação de fumaça, em média, apesar da lubrificação da corrente correta e tensão da corrente adequada
  • o corte perde-se numa direção. Essa situação indica que um lado dos dentes de corte está sem fio ou os dentes de corte estão com comprimentos desiguais.
  • a motosserra “vibra” e “salta” durante o corte. Neste caso, verificar a distância do limitador de profundidade

Vale lembrar que a STIHL é o único fabricante de motosserras no mundo, que também desenvolve e fabrica suas correntes e seus sabres. Desta forma, a STIHL garante desde 1926, que os três componentes do conjunto de corte combinem sempre de maneira adequada com a motosserra.

Publicado em

Tipos de corrente de motosserra

Tipos de corrente de motosserra

Publicado originalmente em Blog STIHL Brasil por STIHL Admin

As correntes de motosserra STIHL são produzidas com todo o cuidado e qualidade, trazendo alta tecnologia para cada produto. Elas possuem precisão e padrão de produção, rendimento de corte, baixo nível de rebote, baixo nível de vibração, segurança de operação, dentes de corte de aço especial cromados por eletrólise, rebites temperados e são feitas à medida para os sabres e motosserras. As correntes de corte são os elementos de atuação direta no trabalho de corte da madeira e a durabilidade das correntes depende da lubrificação, da afiação adequada e do correto tensionamento da corrente.

Principais funções das correntes:

– transmissão do torque da motosserra;
– transmissão das forças de corte;
– separação das fibras de madeira;
– transporte de serragem para fora do tronco.

Podemos distinguir as correntes em função dos dentes. Há dentes com desenhos redondas, meio cinzel ou semiquadrados. Em função da qualidade e produtividade de corte desejada, pode ser vantajoso utilizar correntes mais resistentes e fáceis de afiar. Porém, dependendo do trabalho, é preferível usar correntes mais rápidas e sofisticadas. É importante saber que o perfil do dente (placa lateral) incide diretamente na produtividade da corrente.

Porém, é muito importante escolher o tipo correto de corrente para cada motosserra, para que o uso dela seja melhor ainda. Conheça os tipos de correntes que a STIHL oferece:

Picco Micro: essa corrente de motosserra é indicada para atividades agropecuárias, domésticas e jardinagem nas motosserras de baixa e média potência. A versão 1/4″ é recomendada para podadores de altura e motosserras de baixa potência e espessura de elos de 1,1 e 1,3 mm.

Picco Micro Mini: apropriada para motosserras de potência do motor até aprox.1,5 KW, para atividades onde se usa principalmente a ponta do sabre. Direcionada aos usuários ocasionais, com baixo risco de rebote e oferece um corte macio e seguro.

Rapid Chipper / Standard: criada para abate e traçamento e pode ser utilizada para o corte de qualquer tipo de madeira.

Rapid Micro: indicada para todos os tipos de madeira e usos (agropecuário, sítios, construção civil e ocasional). Apresenta pouco nível de vibração, corte suave e baixa tendência a rebotes.

Rapid Super: especial para o uso profissional (agropecuário e florestal), com ótimos resultados em madeira densa e dura. Desenvolvida para diminuir a tendência de rebote.

Com todas essas opções, basta escolher a corrente de motosserra mais adequada para as suas atividades, que todo o trabalho será facilitado!