Publicado em 3 comentários

Tipos de corrente de motosserra

Tipos de corrente de motosserra

Publicado originalmente em Blog STIHL Brasil por STIHL Admin

As correntes de motosserra STIHL são produzidas com todo o cuidado e qualidade, trazendo alta tecnologia para cada produto. Elas possuem precisão e padrão de produção, rendimento de corte, baixo nível de rebote, baixo nível de vibração, segurança de operação, dentes de corte de aço especial cromados por eletrólise, rebites temperados e são feitas à medida para os sabres e motosserras. As correntes de corte são os elementos de atuação direta no trabalho de corte da madeira e a durabilidade das correntes depende da lubrificação, da afiação adequada e do correto tensionamento da corrente.

Principais funções das correntes:

– transmissão do torque da motosserra;
– transmissão das forças de corte;
– separação das fibras de madeira;
– transporte de serragem para fora do tronco.

Podemos distinguir as correntes em função dos dentes. Há dentes com desenhos redondas, meio cinzel ou semiquadrados. Em função da qualidade e produtividade de corte desejada, pode ser vantajoso utilizar correntes mais resistentes e fáceis de afiar. Porém, dependendo do trabalho, é preferível usar correntes mais rápidas e sofisticadas. É importante saber que o perfil do dente (placa lateral) incide diretamente na produtividade da corrente.

Porém, é muito importante escolher o tipo correto de corrente para cada motosserra, para que o uso dela seja melhor ainda. Conheça os tipos de correntes que a STIHL oferece:

Picco Micro: essa corrente de motosserra é indicada para atividades agropecuárias, domésticas e jardinagem nas motosserras de baixa e média potência. A versão 1/4″ é recomendada para podadores de altura e motosserras de baixa potência e espessura de elos de 1,1 e 1,3 mm.

Picco Micro Mini: apropriada para motosserras de potência do motor até aprox.1,5 KW, para atividades onde se usa principalmente a ponta do sabre. Direcionada aos usuários ocasionais, com baixo risco de rebote e oferece um corte macio e seguro.

Rapid Chipper / Standard: criada para abate e traçamento e pode ser utilizada para o corte de qualquer tipo de madeira.

Rapid Micro: indicada para todos os tipos de madeira e usos (agropecuário, sítios, construção civil e ocasional). Apresenta pouco nível de vibração, corte suave e baixa tendência a rebotes.

Rapid Super: especial para o uso profissional (agropecuário e florestal), com ótimos resultados em madeira densa e dura. Desenvolvida para diminuir a tendência de rebote.

Com todas essas opções, basta escolher a corrente de motosserra mais adequada para as suas atividades, que todo o trabalho será facilitado!

3 comentários sobre “Tipos de corrente de motosserra

  1. Olá ! Sou o Ricardo Fagundes e trabalho com madeiras na região do baixo Marajó, no estado do Pará. Estou em busca de uma corrente para motosserra que suporte melhor o efeito altamente abrasivo de uma espécie de madeira chamada Paranarí. Madeira de exelentes propriedades mecânicas, porém com alto teor de silicas na composição da resina, Para abater uma árvore são necessárias de 2 à três afiações da corrente, que além de desamolar rapidamente, sofre um efeito abrasivo tão grande e aquecimento que deforma as correntes.
    Essa madeira nunca foi explorada pela dificuldade do corte, mas é madeira que ocorre com abundância em nossa região, são árvores de médio e grande portes, oferecem um grande rendimento na serragem e apesar da necessidade de tratamento com anti-fungicos hoje está sendo muito viável comercialmente sua exploração. Preciso apenas resolver o problema das correntes.
    Meu contato Tim /Whatsapp – (91) 98226 1500
    Atenciosamente,
    Ricardo Fagundes

  2. Preciso de uma corrente que serve em uma moto serra Tander CS 5800 Sabre 22(Pol.) Obrigado!
    walterlucaspayao1@gmail.com
    Tel 011999572414

  3. boa noite! preciso de uma corrente p moto serra tander cs5800 sabre 22 importada obrigado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *